Total de visualizações

O Atendimento Psicopedagógico

O Atendimento Psicopedagógico

Quem ensina e quem aprende:

Quem ensina e quem aprende:

21 de maio de 2015

Qual idade certa para tirar a chupeta do seu filho?


Chupeta em png

Os pais encontram dificuldades em determinar com precisão o momento de retirar a chupeta da vida diária dos filhos.
Segundo especialistas o ideal é que se deixe de chupar chupeta antes de se completar um ano de idade e no máximo até os três anos, depois disso é considerado prejudicial, tanto para a dentição como na fala, e também na respiração. Se for obedecido este prazo para a retirada da chupeta as chances de auto-correção serão mais fáceis.
Mas precisa-se pensar de uma forma que seja sem traumas para as crianças e também para os pais, pois dependendo da forma como  é feita a retirada da chupeta é traumatizante para todos.
Para se ter menos trauma os pediatras recomendam que a retirada da chupeta seja de uma forma gradativa, ou seja, aos poucos, recomenda-se também que desde quando se da o bico pela primeira vez seja apenas para quando o bebê vá dormir desta forma evita-se que a criança vicie na chupeta.
Pode-se também tentar fazer trocas com a criança, ofereço algo de que ela goste bastante, ir preparando a criança psicologicamente dizendo todos os dias a ela que esta se aproximando o dia de deixar a chupeta. Outra estratégia para retirar a chupeta pode ser começar a restringir o tempo com o objeto, um limite de horários. Por exemplo, usar só três horas durante o dia, ou mesmo somente na hora de dormir. Já no caso das mamadeiras pode ser reduzido o número de mamadas ao dia. Por exemplo, a do meio da noite ou na hora de dormir pode ser totalmente retirada, e a da manhã pode ser substituída por uma deliciosa mesa com o café da manhã junto aos familiares.
O ideal é ter muita calma, cautela e bom senso nessa retirada dos “bicos”, porque para a criança essa retirada representa uma perda que deve ser encarada sem sofrimento tanto para os pais como para os filhos.
Fonte: http:http://mkteplanejamento.com.br/asym/qual-a-idade-certa-para-tirar-o-bico-do-seu-filho/