Total de visualizações

O Atendimento Psicopedagógico

O Atendimento Psicopedagógico

Quem ensina e quem aprende:

Quem ensina e quem aprende:

12 de agosto de 2014

Dia do Folclore


O Dia do Folclore serve para relembrar os principais personagens das lendas brasileiras, que possuem papel importante na cultura popular.
No dia 22 de agosto comemora-se o Dia do Folclore Brasileiro. Esta data é muito importante para aumentar a bagagem cultural das pessoas, além do que serve para relembrar as principais lendas e mitos que caracterizam a cultura popular.
As histórias que passam de geração para geração são recontadas no dia 22 de agosto, sobretudo nas escolas de educação infantil e centros culturais. Os professores falam a respeito das principais lendas do Brasil, que surgiram graças à imaginação fértil das pessoas que vivem nas regiões interioranas.
Além de servir para relembrar as lendas e mitos do Brasil, o Dia do Folclore também tem a finalidade de resgatar hábitos e costumes de outras gerações, como as danças e brincadeiras.
O que é Folclore?

A palavra folclore tem origem inglesa e resulta da junção de dois termos: “folk”, que significa povo e “lore”, que em português é cultura.
O folclore é dividido em lendas e mitos, sendo que muitas narrativas serviram de inspiração para a montagem de festas populares. Os personagens mitológicos são aqueles que dão sentido as coisas do mundo e possuem forte potencial simbólico. Já as lendas folclóricas são transmitidas oralmente e tentam justificar os acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
As lendas estão presentes nos quatro cantos do país, causando medo e curiosidade na população. Entre os personagens folclóricos mais lembrados, vale ressaltar o Saci Pererê, o Curupira, o Lobisomem, a Sereia, o Boto cor de rosa e o Boitatá.
A Origem do dia do Folclore

O Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, foi instituído pelo Congresso Nacional em 1965. A criação da data teve como objetivo valorizar e homenagear as histórias folclóricas que surgiram da cultura popular brasileira. Embora muitas pessoas não se lembrem das lendas, o Dia do Folclore serve de incentivo para resgatar as narrativas contadas de geração a geração.
Principais Personagens do Folclore Brasileiro

Veja a seguir informações sobre os principais personagens dos contos folclóricos.
- Saci Pererê: O menino negro de uma perna só, que vive com um cachimbo na boca e usa gorro vermelho. Ele adora fazer travessuras nas áreas rurais.
- Iara: também chamada de sereia ou mãe d’água, ela é metade mulher e metade peixe. Diz a lenda que ela seduz os homens com o seu canto e os leva para as profundezas do mar.
- Lobisomem: homem que se transforma em lobo nas noites de lua cheia e fica enfurecido.
- Mula-sem-cabeça: conta a lenda que este personagem é assombração de uma mulher que foi amaldiçoada pelos seus pecados, inclusive de ter relações sexuais com um padre.
- Curupira: é o protetor das florestas, por isso persegue todos aqueles que tentam destruir a natureza. É representado pela figura de um anão com os pés virados para trás.
- Boto: nas noites de bailes e festas, o boto se transforma em um homem charmoso e bonito, que encanta as mulheres e as engravida. Depois da relação sexual, ele mergulha nas águas e se transforma em boto de novo.
Fonte: Mundo das Tribos
http://alvoradaplus.com.br/dia-do-folclore-22-de-agosto/